Rixa entre estudantes deixa comunidade em alerta no Bairro Nova Santa Marta

Lenon de Paula

Rixa entre estudantes deixa comunidade em alerta no Bairro Nova Santa Marta
Imagens: Reprodução

*Atualizado às 15h25min do dia 31/08

Uma confusão envolvendo um grupo de alunas de duas escolas do Bairro Nova Santa Marta tem deixado a comunidade escolar preocupada. Conforme informações preliminares, um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Santa Marta teria ido à Escola Marista Santa Marta na última quarta-feira (24), em função de desavenças, ocasionando um tumulto no horário da saída dos alunos.

A situação se repetiu nos últimos dias, sendo relatado uma nova ocorrência de tumulto na segunda-feira (30). Um vídeo contendo pessoas manuseando armas e a mensagem “Marista x Santa Marta 12:00”, comunicando o horário de um suposto enfrentamento entre os alunos, chegou a circular nas redes sociais e gerou preocupação. No vídeo consta uma sigla em menção a uma facção da região. Em uma postagem em rede social, um suposto integrante da facção mencionada teria afirmado que o grupo não teria nenhuma relação com a desavença entre as estudantes, que respeitam a família e as crianças e que não há necessidade de suspender as aulas. Na postagem também constou um pedido desculpas aos pais e a comunidade escolar.

Segundo relatos que chegaram até a reportagem, alguns pais estão evitando mandar os filhos para a aula em ambas as escolas por precaução. Conforme a mãe de duas alunas da Escola Santa Marta, uma do 9º e outra do 7º ano, na quarta-feira (24) da semana passada ocorreu uma briga séria no entorno da Escola Marista

– Sempre tem ocorrido brigas, e na última quarta-feira houve briga com lesões entre grupo de meninas. Elas teriam se agredido, e aí em resposta este grupo de alunas da Escola Marista teria cercado a saída da Escola Santa Marta – afirma a mãe que preferiu não se identificar.

Leia também

Mulher em surto psicótico tenta invadir escola em Santa MariaGrupo entra em escola, furta celular, esvazia extintor e quebra monitor de computador em Santa MariaEm redação escolar, adolescente revela ser vítima de abuso sexual em Santa MariaApós adolescente ser flagrado com facão e munição durante os Jogos Escolares, prefeitura restringe acesso ao CDMPolícia descobre carta de aluno de 13 anos que planejava ataque a escola em Santa Maria

Ela comenta que os pais estão cobrando uma posição oficial da escola, pra saber qual será a providência a ser tomada.

– Minhas duas filhas não estão indo mais à aula justamente por precaução, pois não há indicativos de que a situação esteja sob controle. Não só eu, mas outros pais também não estão mandando seus filhos pra escola, tanto aqui quanto da Escola Marista.

Foto: Ronald Mendes (Diário / Arquivo)

O que diz a direção da Escola Santa Marta

O professor e diretor da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Santa Marta, Ivan Ferraz, informou estar acompanhando o caso. Ele confirma que a primeira briga teria ocorrido nas proximidades da Escola Marista, que fica localizada a cerca de 700m.

– A gente está se inteirando dos fatos. Teria começado no entorno da Escola Marista, na semana passada, quando alunas adolescentes, de 7º, 8º e 9º ano, que estudam aqui no turno da tarde foram pra lá pela manhã, e causaram tumulto em virtude de desavenças. Na sequência, alunas de lá do Marista, que estudam de manhã, vieram aqui nesta escola no turno da tarde.

O diretor comentou que surgiram boatos sobre ser ação de facção, mas afirmou que a informação não procede. Esta versão pode ter origem no vídeo com armas publicado em redes sociais.

– Saiu um boato de que a escola estaria cercada, mas estava cercada pela Patrulha Escolar da Brigada Militar. Temos uma patrulha que fica próxima sempre prestando apoio às atividades, se não em conjunto, com um policial residente. A vice-diretora da manhã do Marista me ligou pra comentar. Teve tumulto, mas não foi nem metade do que foi comentado.

Ao ser questionado sobre o que teria motivado a desavença, o diretor comentou ainda não saber ao certo e que irá acompanhar a situação para trazer esclarecimentos à comunidade escolar.

– As alunas, quando questionadas, se silenciaram. Os pais destas alunas envolvidas estão sendo chamados desde o mês passado, pois as adolescentes possuem um histórico de comparecimento junto à orientação educacional. Seguiremos acompanhando para evitar que esse tipo de tumulto ocorra novamente. A escola aqui segue com expediente normal, e não teve suas atividades comprometidas.

Até às 18h30min de terça-feira (29) não havia ocorrência policial registrada sobre o caso. A reportagem tentou contato com Escola Marista Santa Marta, mas até o momento de publicação desta reportagem não obteve retorno.

Nesta quarta-feira (31), a Escola Marista Santa Marta emitiu uma nota comentando o fato:

A Escola Marista Santa Marta está ciente das publicações que vêm circulando ao longo desta semana, abordando uma desavença entre estudantes e uma suposta ameaça de enfrentamento nas cercanias da escola. Assim que tomamos conhecimento, comunicamos imediatamente os órgãos competentes, com o objetivo de manter o bem-estar e a segurança de todos.Nossa equipe gestora está em contato direto com os envolvidos, atendendo as estudantes envolvidas e suas famílias e dará encaminhamento à luz do nosso regimento escolar. As atividades estão ocorrendo normalmente. Reiteramos nosso compromisso com a segurança de educadores, estudantes e famílias. Seguimos à disposição e em constante diálogo com a nossa comunidade.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Masm promove jantar beneficente ao estilo do evento Met Gala Anterior

Masm promove jantar beneficente ao estilo do evento Met Gala

Moda: Patrick, o DJ Smith, dá dicas de estilo e conforto com looks vintage Próximo

Moda: Patrick, o DJ Smith, dá dicas de estilo e conforto com looks vintage

Geral